APARÍCIO FERNANDES (de Oliveira) (1934 - 1996)

Aparício Fernandes

 

Natural de Acari, Rio Grande do Norte. Filho de José Fernandes de Oliveira e Verônica Fernandes de Oliveira, já falecidos. Passou a infância e parte da adolescência na cidade de Macau, Rio Grande do Norte. Radicado no Rio de Janeiro, desde 1952.

No dia16 de dezembro de 1967 (dia do seu aniversário) casou-se com Adelina Maria Diniz Fernandes, na Catedral de Juiz de Fora, Minas Gerais, de onde sua esposa é natural. Tem um casal de filhos: Maria Verônica, nascida no dia 11 de dezembro de 197I e André, que nasceu no dia 5 de setembra de 1975.

Colaborou em jornais, revistas e emissoras de rádio, inclusive redigindo durante muitos anos um programa de divulgação de trovas para a Rádio Globo. A convite de Gilson Amado, integranda a sua famosa "Universidade sem Paredes", apresentou, durante algum tempo, na antiga TV Continental, do Rio de Janeiro, um Programa em que entrevistava intelectuais.

Organizou, juntamente com Zalkind Piatigorsky, a Coleção "Trovas e Trovadores", com 22 livros de trovas de autores nacionais, edição da Livraria Freitas Bastos, em 1962 e 1963. E também, de parceria com Zalkind Piatigorsky e Magdalena Léa, a Coleção "Trovas do Brasil" - 12 volumes, de vários autores, lançados pela Editora Minerva, em 1965. Além disso, publicou cerca de 60 livros.

Consultar palestra sobre Aparício Fernandes, de Therezinha Radetic